quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Ferro e Nutrição

O ferro é um nutriente mineral encontrado em alimentos de origem vegetal e animal, e de grande importância para a saúde por seu papel como constituinte de compostos inorgânicos conhecidos como cofatores (corrigido - será tratado no próximo post).

A quantidade de ferro absorvida pelo intestino é regulada por um mecanismo sofisticado, que depende dos estoques corporais do mineral, do conteúdo fornecido pela dieta e da fonte alimentar, além de receber influência dos outros alimentos ingeridos na mesma refeição. Assim, em situações de suficiência de ferro, a atividade intestinal limita as quantidades a serem absorvidas, estimulando a perda pelas fezes para a manutenção de um nível ótimo no organismo, evitando-se toxicidade; ao contrário, estando o organismo deficiente em ferro, as vias absortivas são estimuladas a captar maiores quantidades do nutriente.
Apesar da existência deste mecanismo de controle, não há garantia de suficiência, e a anemia decorrente da falta de ferro, chamada ferropriva, acomete cerca de 25% da população mundial (38%, segundo Pineda - Albitech Nutritionals). Por este motivo, é a principal doença carencial observada no mundo, e considerada uma questão de saúde pública freqüentemente abordada pelos organismos internacionais de vigilância nutricional.

Em geral, os sais inorgânicos de ferro são pobremente absorvidos e grandemente afetados pela dieta consumida. Por outro lado, o ferro bis-glicina quelato é absorvido em até 90% em crianças anêmicas e não é afetado pela dieta consumida. Adicionalmente, demonstrou-se experimentalmente que a absorção do ferro bis-glicina quelato (Ferrochel®) é efetivamente regulada pelas reservas de ferro do organismo pelo qual não existe risco de sobre dose em crianças1.


Efeitos da anemia: cansaço, fadiga e desatenção. Em crianças, baixo rendimento escolar, aumento da susceptibilidade a infecções e, em casos mais severos, comprometimento do desenvolvimento intelectual. Para adultos, menor capacidade para o trabalho.

As quatro faixa etárias, grupos populacionais considerados de risco para anemia, por estarem mais sujeitos a apresentar este quadro são crianças de até 4 anos de idade, adolescentes (especialmente do sexo feminino), mulheres em idade fértil e gestantes.

A distribuição do ferro nos alimentos é muito ampla: este mineral é encontrado nas carnes, nos ovos, nos feijões e nos cereais. Além destes itens, que contém ferro de ocorrência natural, o consumidor dispõe de uma gama bastante variada de produtos fortificados com ferro, especialmente alimentos preparados com cereais (como biscoitos) e leites. O aproveitamento do ferro contido nos alimentos depende de diversos fatores, entre os quais destaca-se a forma em que o mineral se encontra.

Neste sentido, cerca de 40% do ferro contido nas carnes está sob a forma de ferro-heme, de elevada absorção. Nos alimentos de origem vegetal, assim como para o ferro remanescente das carnes, encontra-se a forma não-heme, que sofre a influência de componentes da dieta e resulta em baixa absorção. Entre os componentes que causam diminuição da absorção de ferro total da dieta, estão os chás e o café, que possuem polifenóis*, e os cereais integrais e farelos, que possuem fitatos**. Outros produtos, como antiácidos e suplementos nutricionais a base de fosfato de cálcio, também diminuem a quantidade de ferro disponível. De outro lado, existem meios de melhorar sua absorção, por meio de combinações de alimentos fonte (como os feijões) e alimentos ricos em Vitamina C e proteína animal, que apresentam reconhecida capacidade de estimular o seu aproveitamento. Desta forma, a associação de frutas frescas às refeições é uma boa estratégia se o objetivo é combater a anemia.

Estudos têm demonstrado que alimentos preparados em panelas de ferro incorporam o mineral durante o processo, e esta medida é vista por profissionais de nutrição como uma estratégia interessante para o combate da anemia. Vale a pena mencionar a preocupação com a eventual incorporação de outros metais, cuja concentração na dieta não deve aumentar. São os chamados "metais pesados" que podem estar presentes nas ligas metálicas empregadas para a confecção destes utensílios e que podem ter efeito negativo sobre a saúde. Portanto, os utensílios de ferro devem ser de procedência assegurada.

O Papel do Ferro Sobre a Nutrição e a Saúde. Semíramis Martins Álvares Domene. PUC/Campinas.



*Os polifenóis fazem parte da composição de muitas plantas e são considerados fatores antinutricionais de grande importância. São substâncias quimicamente muito ativas e que podem reagir, reversível ou irreversivelmente, com proteínas, prejudicando a digestibilidade e a biodisponibilidade da lisina e de outros aminoácidos essenciais. As substâncias fenólicas mais encontradas em plantas são: ácidos fenólicos, flavonóides e taninos. Os polifenóis do tipo tanino possuem a importante característica de se ligar às proteínas e formam complexos proteína-tanino mediante pontes de hidrogênio, impedindo assim a digestibilidade das mesmas. Além das proteínas, os taninos formam complexos com o amido e enzimas digestivas, reduzindo o valor nutricional dos alimentos. São atribuídos aos taninos outros efeitos prejudiciais à dieta, como cor indesejável aos alimentos e rações e diminuição da palatabilidade, devido à adstringência2.

A potente ação antioxidante dos polifenóis está ligada à estrutura química da molécula que proporciona maior neutralização de radicais livres3.

** mais informações sobre os fitatos
Aspectos Naturais de Fitatos e Taninos. Silva, M.R.; Silva, M.A.A.P. 1999.


2. Teores de Polifenóis de Caule e Folha de Quatro Cultivares de Abacaxizeiro. Santos, M.A.T.; Nepomuceno, I.A.S.; Abreu, C.M.P.; Carvalho, V.D. Rev. Bras. Frutic. vol.23 no.2 Jaboticabal Ago.2001.

6 comentários:

Tauana disse...

Só pra avisar.. as referências em negrito são links para o conteúdo original! Quem tiver mais interesse pode ler o material lá..

Qualquer dúvida ou correção são mto bem vindos!

(e pra quem já tinha comentado.. quero que leiam tudo certo! XD)

Grupo 5b Clorofila disse...

Ai, gostei mais do post anterior!
a Tabela é mto mais simpática!! XD

depois vou add vc nos meus links relacionados ok? =]
beijo! xD

Samara ;D

Focc@ disse...

o que é GARATUJADO?!?!?!?

Focc@ disse...

então...Ficaria legal também uns posts mais curitnhos, com informações mais diretas...mas acho que de vez em quando alguns post longos podem ajudar tb.
Quanto ao ferro...o que ele tem a ver com respiração? o que isso tem a ver com a capacidade do ferro de se oxidar? onde ele está presente no corpo? ele está no meio de alguma estrutura?, mostre as vias as estruturas que isso relaciona!!!
tá bem legal

Paulo disse...

Oi pessoal, tudo bem?
(1)Seria interessante vcs aponatrem as referências ao longo do texto ao invés de fazer uma bibliografia.
(2) Ferro-heme? o que é isso? seria interessante vcs colocarem a estrutura.
(3) O elemento ferro pode ser encontrado na natureza em 3 estados de oxidação: 0 (metálico), 2+ e 3+. Em que estado de oxidação está o ferro presente nos vegetais? e no grupo heme? qual é a forma absorvida?
(4) por que é importante a vit C na absorção de ferro?
(5) a absorção de ferro é igual nos vegetais e nas carnes?
(6) o cozimento em panela de ferro aumenta quantos % a concentração deste elemento no alimento?
depois mando mais questões... aliás, vcs ainda não responderam as 1as.
qualquer dúvida, favor entrar em contato.

Maisa Camargo disse...

OLÁ!! Meu filho tem uma deficiência de G6PD, o médico já me explicou sobre o ´problema, mas quero saber qual a ação real desta enzima na hemácia. Ele me disse que ela a G6PD (Glicose 6 phosphato Desidrogenase)é uma enzima que "protege" a hemácia de hemólise, quando em contato com algumas substâncias ( cerca de 80, em sua maioria medicações, mas tem vinho tinto, quinino, feijao fava, se quiserem a lista só me pedir que envio por e-mail) enfim, disse que sem a presença da tal enzima, se ele fizer uso continuo dessas substâncias, as hemácias entrarão em hemólise e somente com transfusão poderíamos "curar" a anemia desencadeada desde então.

Obrigada!!!

Maisa Camargo
maisacamargo@yahoo.com.br
11 35435-4767